Artrite Reumatoide – Os benefícios de se tratar com a ozonioterapia
A artrite reumatoide é uma doença autoimune que faz com que o sistema imunológico ataque células saudáveis, resultando em inchaço doloroso ou inflamação das áreas afetadas do corpo, geralmente as articulações.
Embora a artrite reumatoide afete frequentemente as articulações dos joelhos, pulsos e mãos, ela também pode danificar outros tecidos do corpo e causar sérios problemas no coração, nos pulmões e nos olhos. A terapia com ozônio para a artrite reumatoide é um novo método de tratamento.
Uma Visão Geral da Artrite Reumatoide
A artrite reumatoide é o tipo mais comum de artrite autoimune, embora esta doença frequentemente afete mais as mulheres do que os homens. A doença geralmente começa entre os 30 e os 50 anos, embora seja possível desenvolver artrite reumatoide em qualquer idade.
A rigidez das articulações costuma piorar ao acordar pela manhã e pode durar mais de algumas horas. No entanto, os sintomas geralmente melhoram com o movimento das articulações. Este sintoma é o que diferencia a artrite reumatoide de outros tipos de artrite (ou seja, osteoartrite).
O que desencadeia a artrite reumatoide?
A artrite reumatoide é uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico do seu corpo começa a atacar os tecidos saudáveis das articulações, confundindo-os com bactérias ou vírus. O sistema imunológico gera inflamação que causa dor e inchaço, causando danos permanentes ao tecido.
Da mesma forma que outras doenças autoimunes, ninguém sabe exatamente o que desencadeia a artrite reumatoide. No entanto, há evidências que sugerem que a genética pode tornar algumas pessoas propensas a desenvolver artrite reumatoide numa fase específica das suas vidas. Por exemplo, as pessoas que nascem com o genótipo do antígeno leucocitário humano de classe II têm maior probabilidade de adquirir esta doença.
A artrite reumatoide é uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico do seu corpo começa a atacar os tecidos saudáveis das articulações, confundindo-os com bactérias ou vírus.
Além disso, existem fatores de risco que podem aumentar as chances de um indivíduo desenvolver artrite reumatoide. Por exemplo, estudos mostram que o início da artrite reumatoide começa quando o indivíduo entra na velhice. A maioria das pessoas que sofrem desta doença tem quase 50 anos ou mais. Além disso, as mulheres são mais propensas a desenvolver AR do que os homens.
Por último, o meio ambiente desempenha um papel vital no desenvolvimento da artrite reumatoide. Pessoas que vêm de famílias de baixa renda, com acesso pouco saudável ou limitado a escolhas alimentares saudáveis, estão expostas ao fumo ou que são obesas têm maior risco de desenvolver esta doença.
Quais são os sinais e sintomas da artrite reumatoide?
Inchaço e dores intensas nas articulações são os sintomas mais comuns da artrite reumatoide. No entanto, também é possível sentir rigidez e sensibilidade nas articulações afetadas, bem como febre, perda de peso ou perda de apetite, fraqueza ou perda de energia e fadiga.
Alguns até desenvolverão nódulos reumatoides, que são caroços firmes encontrados sob a pele dos cotovelos e das mãos.
Como diagnosticar a artrite reumatoide?
A artrite reumatoide é diagnosticada por meio de uma combinação de exame físico, exames laboratoriais, raios-x e imagens de ultrassom. O diagnosticador deve ser um reumatologista ou um médico com experiência no tratamento desta doença. Isso ocorre porque os sinais e sintomas da artrite reumatoide não são muito diferentes de outros tipos de doenças inflamatórias articulares.
Os exames laboratoriais geralmente incluem um exame de sangue onde os analistas procuram a presença de anticorpos (anti-CCP e fator reumatoide) e examinam os níveis de glóbulos vermelhos e a taxa de hemossedimentação.
A artrite reumatoide é diagnosticada por meio de uma combinação de exame físico, exames laboratoriais, raios-x e imagens de ultrassom.
Os anticorpos são substâncias que o sistema imunológico gera sempre que combate uma infecção bacteriana ou viral. Como o sistema imunológico confunde tecidos saudáveis com vírus ou bactérias durante um episódio de artrite reumatoide, anticorpos específicos são frequentemente observados nos exames de sangue.
Além dos exames de sangue, as imagens de raios X podem ajudar na detecção precoce da artrite reumatoide, enquanto as imagens de ressonância magnética e ultrassom são usadas para determinar a gravidade da doença.
A detecção precoce é importante para reduzir os possíveis danos nos tecidos.
Métodos comuns de tratamento para artrite reumatoide
Tal como acontece com outras doenças autoimunes, não há cura para a artrite reumatoide. Os pacientes só podem receber cuidados de suporte para controlar os sintomas.
Com medicação adequada, os pacientes podem sentir alívio imediato. Porém, não existe um tratamento único que possa trazer esse alívio. A maioria dos pacientes muda o modo de tratamento pelo menos uma vez para prevenir os efeitos duradouros da artrite reumatoide.
Os pacientes geralmente recebem medicamentos antirreumáticos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas e reduzir a progressão do dano articular.
Os pacientes recebem frequentemente medicamentos antirreumáticos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas e reduzir a progressão da lesão articular.
Esses medicamentos podem ser tomados por via oral ou injetados diretamente no músculo. No entanto, eles geralmente apresentam efeitos colaterais. Para sintomas mais graves, os pacientes também são solicitados a tomar agentes biológicos que possam bloquear efetivamente os sinais enviados pelo sistema imunológico, que é a causa da inflamação.
O que acontece quando você tem artrite reumatoide?
A dor intensa não é a única coisa que você pode sentir quando sofre de artrite reumatoide. Pode potencialmente diminuir a qualidade de vida.
É menos provável que os empregadores contratem indivíduos com artrite reumatoide, uma vez que não serão capazes de lidar com as exigências físicas da maioria dos empregos. Também pode promover a obesidade, pois o indivíduo teria menos probabilidade de praticar exercícios devido à dor e rigidez nas articulações.
Além disso, as pessoas que têm artrite reumatoide têm probabilidade de desenvolver uma incapacidade permanente ou, pior, pode levar à morte prematura.
Terapia com ozônio para artrite reumatoide
Embora existam muitos tratamentos médicos para o tratamento da artrite reumatoide, a maioria desses métodos não produz alívio imediato e, às vezes, causa sérias complicações de saúde ao longo do caminho.
Por esta razão, é do interesse dos pacientes encontrar novas formas alternativas de tratar a artrite reumatoide. A terapia com ozônio pode efetivamente reduzir a dor, o inchaço e a rigidez comumente associados à artrite reumatoide.
O ozônio medicinal tem sido amplamente utilizado desde o início de 1900 devido aos seus efeitos terapêuticos. O ozônio é um gás composto por três átomos de oxigênio quimicamente ligados entre si.
A maioria dos tratamentos de terapia com ozônio usa uma mistura de ozônio e oxigênio (99,5: 0,5) gerada pela passagem de oxigênio puro através de um gerador de ozônio. Estudos mostram que o ozônio medicinal tem efeitos antimicrobianos, anti-inflamatórios e imunomoduladores, que podem ajudar a tratar diversas doenças e enfermidades.
A terapia com ozônio 5 pode reduzir efetivamente a dor, o inchaço e a rigidez comumente associados à artrite reumatoide.
Como funciona a terapia com ozônio?
Após a administração, o gás ozônio medicinal causa um leve estresse oxidativo por meio da peroxidação, que ativa os fatores essenciais de transcrição nuclear (Nrf2). Por sua vez, este processo suprime a secreção de citocinas pró inflamatórias.
A redução dos níveis de citocinas na corrente sanguínea eventualmente promove a imunomodulação, o que é especialmente importante no tratamento da artrite reumatoide.
O ozônio medicinal também ajuda a aumentar os antioxidantes na corrente sanguínea de pacientes com artrite. Esses antioxidantes desempenham um papel vital na prevenção de espécies reativas de oxigênio que geram ácido hialurônico, responsável por danificar as cartilagens encontradas nas articulações.
O aumento de antioxidantes também ajuda a inibir a inflamação crônica das articulações, conforme demonstrado 3 por aqueles que foram submetidos à terapia com ozônio para artrite reumatoide.
A eficácia da terapia com ozônio contra a artrite reumatoide
Estudos mostram que a administração de apenas 20 µg/mL de ozônio reduz significativamente o fator reumatoide.
A frequência de administração também desempenha um grande fator na eficácia do tratamento, pois os pacientes tratados três vezes por semana apresentam grande melhora nos sintomas. Além de reduzir a inflamação, o ozônio também ajuda os pacientes a obter resultados de exames de sangue mais aceitáveis.
Embora existam muitos métodos para administrar ozônio, descobriu-se que as injeções intra-articulares são a forma mais eficaz de tratar todos os tipos de artrite, incluindo a artrite reumatoide. O melhor de tudo é que não foram observados efeitos adversos importantes em pacientes submetidos a este tipo de terapia com ozônio.
Embora os estudos existentes mostrem a terapia com ozônio como uma forma de controlar a artrite reumatoide, ainda são necessários estudos adicionais para verificar esses resultados e os efeitos adicionais do ozônio medicinal no corpo humano.
Resumo
A artrite reumatoide é uma doença autoimune que causa muita dor aos pacientes, levando à incapacidade permanente e até à morte. Embora ninguém saiba a causa exata desta doença, existem vários fatores de risco que aumentam a chance do seu desenvolvimento. Esses fatores incluem idade, sexo, genética, status socioeconômico e meio ambiente.
Não existe uma maneira única de diagnosticar a artrite reumatoide. Como compartilha seus sinais e sintomas com outros tipos de artrite, os reumatologistas costumam aconselhar os pacientes a se submeterem a vários exames laboratoriais, ressonância magnética, raios-X e ultrassonografia para detectar a doença.
Devido ao fato de a artrite reumatoide ser essencialmente uma anormalidade no sistema imunológico, nenhuma cura pode reverter seus efeitos. A única coisa que os pacientes podem fazer é controlar os sintomas para que possam realizar suas atividades diárias normais.
Embora existam medicamentos disponíveis que podem ajudar os pacientes a controlar a dor e o inchaço, a maioria deles tem efeitos colaterais graves que podem deteriorar a saúde humana.
Por esta razão, alguns especialistas recomendam a ozonioterapia como uma alternativa segura e eficaz aos medicamentos antirreumáticos. Muitos estudos em curso sobre terapia com ozono mostram os seus resultados positivos no alívio dos sintomas da artrite reumatoide, bem como de outros tipos de artrite, mas ainda são necessários mais estudos clínicos para solidificar estas alegações e resultados.
Ah! Aproveita e compartilhe com aquele seu amigo ou parente que sofre com artrite reumatoide.
OZONIOTERAPIA – AGENDA ABERTA!
Agende agora mesmo seu horário e comece a aproveitar todos os benefícios da Ozonioterapia.
WhatsApp: (31) 983291896